Anabella Lopez é uma ilustradora argentina que reside no Brasil desde 2013. Apesar da pouca idade, ela já conta com mais de trinta livros publicados.
Com formação em design gráfico pela Universidade de Buenos Aires, Anabella Lopez fez parte da agência de design e tipografia “Fontana Diseño”, onde desenvolveu projetos de identidade visual e complexas estratégias de comunicação.
Na Universidade em que estudou, Anabella Lopez lecionou por 2 anos “design gráfico”, e também formou parte da primeira escola de ilustração de Buenos Aires, na Argentina, chamada “Sótano Blanco”. Nesse momento, ministrou as oficinas anuais “processos criativos” e “técnicas digitais”.
No ano de 2011, Anabella Lopez ilustrou seu primeiro livro, “El espantoso monstruo del pântano”.
Já no Brasil, em 2013, a ilustradora fundou e coordenou a escola de ilustração “Usina de Imagens” na cidade de Recife, onde também leciona atualmente. Além disso, ministra oficinas e workshops em diferentes estados do Brasil.
Desde 2009 trabalhando exclusivamente como ilustradora e escritora de livros, já publicados em diversos países, Anabella tem como maior objetivo surpreender, comover e emocionar seus leitores com suas ilustrações.
Em 2015, chegou a receber o Prêmio Jabuti com a obra “A Força da Palmeira”, por melhor ilustração de livro infanto juvenil.
Mesmo tendo alcançado maior visibilidade com o prêmio, Anabella Lopez se entristeceu ao constatar que o reconhecimento na área está atrelado à conquista de prêmios, o que vai contra suas crenças.
Dentre os seus mais de 30 livros publicados, entre eles “El rey Osagboro”, “Barbazul”, “Um coelho”, “A força da palmeira”, “Outros mundos”,
Anabella considera que o processo de alfabetização, além de ensinar a leitura textual, deve ensinar a leitura visual.
As temáticas que desenvolve em seus livros são como um processo de autoconhecimento para Anabella Lopez, já que retrata coisas que vivencia ou acredita.
Leave a Reply