Como as fake news podem atingir a sociedade?

“Fake News, na verdade, são notícias falsas, o que é diferente de dar a sua opinião. Eu posso me expressar, eu posso dar a minha opinião, só que as Fake News são notícias que realmente trazem problemas por serem mentiras, por serem coisas falsas.”

Juliana Ramos

A advogada Juliana Ramos, pesquisadora empenhada em estudar os impactos da Fake News na democracia, falou ao Mulheres de Luta sobre as consequências negativas das notícias falsas na sociedade.

Juliana Ramos comentou sobre o comportamento das pessoas impactadas por essas fake news, incluindo a prática do repasse de informações sem a realização de uma checagem prévia.

Conforme apontou a advogada, além das fake news há também o fenômeno da pós-verdade, conceito incluído a partir de 2016 no dicionário Oxford, e que está diretamente associado ao surgimento e manutenção das chamadas “bolhas”.

As fake news são difundidas com alguma finalidade específica, mesmo sabendo que se tratam de notícias falsas. Numa sociedade que vivencia o fenômeno da pós-verdade, o indivíduo ou grupo escolhe no que acreditar, e a partir dessa crença é realizada a seleção das informações que corroboram com elas, mesmo que sejam notícias falsas.

A partir da formação de grupos que se identificam com determinadas crenças são formadas as chamadas “bolhas”, onde essas fake news circulam para dar suporte às crenças desses grupos, empobrecendo o debate sobre o assunto.

Conforme aponta Juliana Ramos, esses fenômenos estão interligados, e têm sido explorados para fins políticos, alertando a sociedade sobre esse perigo.