A carreira artística da atriz, escritora e poeta Cristiane Sobral teve início ao ingressar no curso de teatro do SESC no RJ. Ao mudar-se para Brasília em 1990, Cristiane Sobral começou a atuar no teatro estudantil e montou sua primeira peça, “Acorda Brasil”.
Com apenas 16 anos, Cristiane Sobral ingressou na Universidade de Brasília, tornando-se a primeira atriz negra formada em Interpretação da instituição.
Em 1999, dando início a sua carreira profissional, fortemente envolvida em temas sociais, Cristiane Sobral conquistou destaque no curta-metragem “A Dança da Espera”, de André Luís Nascimento.
“Uma Boneca de Luxo”, peça de teatro escrita e protagonizada por Cristiane, foi premiada pelo Governo do Distrito de Brasília ainda em 1999. Assim como “Dra. Sida”, que foi premiada pelo Ministério da Saúde e em três ciclos da Dramaturgia Negra em Brasília e Porto Alegre.
Na renomada obra coletiva “Cadernos Negros”, Cristiane Sobral deu início a sua participação no ano 2000. Além dessa, Cristiane Sobral participou de outras obras coletivas que abordavam questões relacionadas à afro descendência.
Na revista brasiliense Tablado, assinou a coluna sobre crítica teatral.
No projeto “Herança da Literatura Brasileira”, que aconteceu no Instituto Camões da Embaixada de Portugal em Brasília como homenagem a Castro Alves e Joaquim Manuel de Macedo, Cristiane atuou em “Eu Sou Marabá” e “Brasil Negreiro”.
O espetáculo “Petardo, será que você aguenta”, produzido pelo Grupo Cabeça Feita, fundado por Cristiane Sobral, esteve em cartaz em Luanda na Angola.
Contudo, a primeira publicação individual de Cristiane Sobral só aconteceu em 2010, com o livro “Não vou mais lavar os pratos”. O nome do conto que dá título ao livro é um dos seus textos mais celebrados e declamados.
As questões de gênero e etnia também estiveram presentes nos livros “Espelhos, miradouros, dialéticas da percepção” e “Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz”. Além de tudo isso, Cristiane Sobral trabalha desde 1998, como Assessora de Cultura para a Embaixada de Angola.
Cristiane Sobral Cristiane Sobral Cristiane Sobral Cristiane Sobral
Leave a Reply