Impactos das Fake News à democracia

A advogada Juliana Ramos conversou com o Mulheres de Luta sobre os impactos das fake news na democracia. A especialista explicou que ao incutir notícias falsas nas pessoas, elas podem acabar escolhendo seus representantes de forma equivocada. Além disso, quando pesquisamos na internet, encontramos posts fakes com milhares de curtidas, mesmo sendo números controlados por robôs. A tendência é que ocorra a replicação desses posts, estimulando ainda mais a escolha de um candidato de forma equivocada.

Juliana Ramos reforça que a democracia é a vontade do povo. A questão é: como posso exercer a democracia se estou sendo levada a acreditar em algo que não é verdade? Para a advogada, isso não significa que haverá golpe ou uma nova ditadura, mas de alguma forma, as fake news acabam fragilizando a democracia, sim

Juliana Ramos deixou um recado para fortalecermos os valores democráticos no país:

“Nós temos a obrigação enquanto cidadão brasileiros de ler o artigo quinto da constituição. Nós não precisamos conhecer todas as leis, pelo menos o artigo quinto. Se você conhecer, você vai se sentir muito mais seguro, porque você vai conhecer os seus direitos, e quando você conhece os seus direitos, dificilmente alguém vai violá-lo. São as garantias fundamentais que nós temos.”

Juliana Ramos