Editorial

Mulheres como fonte de informação, opinião e inspiração

Mulheres de Luta é um projeto que tem como missão criar e promover conteúdos de interesse geral, não restritos às pautas feministas, onde mulheres especialistas em suas áreas são fonte de informação, opinião e inspiração.

Até o momento, já produziu documentários e séries para os canais GNT, Curta!, CineBrasilTV, Primebox e FashionTV, e para as plataformas de vídeo sob demanda Tamanduá e Tamanduá EDU.

Mantém, ainda, o site www.mulheresdeluta.com.br, que é uma plataforma de conteúdo digital gratuito, aberto a colaboradoras que queiram empreender o debate sobre toda e qualquer questão relativa à mulher no mundo. Aprender com o passado e descobrir novas experiências enquanto olhamos para o futuro, nos faz pensar novas formas e relações sociais.

O projeto foi idealizado em 2015 pela produtora cultural Vanessa de Araújo Souza com o objetivo de mostrar para a sociedade a força do protagonismo feminino e a legitimidade da luta por direitos e representatividade. 

O coletivo conta com a participação de outras mulheres, como Lia Araújo (jornalista e editora), Yasmin Pontes (cinegrafista e editora), Marisa Maiarte (redatora), Juliane Maciel e Fátima Souza (ilustradoras), Heloísa Salles (assistente social), Fernanda Carlos (produtora), entre outras.

Acreditamos que o projeto Mulheres de Luta seja uma ferramenta poderosa na conquista da equidade de gêneros e a arte e a tecnologia estão aí para ajudar nessa batalha.

Filmes e séries produzidos pelas Mulheres de Luta

A série Literatura, substantivo feminino promove encontros com escritoras e personagens femininas da literatura brasileira, do presente e do passado.
O documentário Moda sem Medida retrata o universo da moda plus size a partir da trajetória das influenciadoras digitais: Ju Romano, Maristela Abreu e Thais Carla.
O documentário O cinema das mulheres ilumina trajetórias de sonhos, desafios e vitórias de brasileiras talentosas, que escreveram a história do cinema brasileiro.
O documentário Carolina conta a trajetória da escritora que virou sucesso nos anos 60 e, desde então, inspira escritores e artistas como Ruth de Souza, Zezé Motta e Conceição Evaristo.
O documentário O Pessoal é Político aborda a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para os anos de 1975 a 1985, período instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Internacional da Mulher.
A série Super Mulheres  aborda os temas: Divisão Sexual do Trabalho, Conhecimento e Liderança, Perspectiva Interseccional, Imposto Materno e Mulheres Poderosas.

Junte-se a nós!

Estamos em busca de voluntárias jornalistas, redatoras, roteiristas, revisoras, tradutoras, assessoras de imprensa, produtoras culturais, editoras de vídeo, social media e publicitárias para atuar no projeto.

Buscamos também advogadas, psicólogas e educadoras que tenham interesse em disponibilizar algumas horas mensais para auxiliar outras mulheres.

Se você tem interesse em participar de forma mais ativa da construção do projeto Mulheres de Luta, entre em contato!