Entrevistas

Mulheres de Luta como fonte de informação, opinião e inspiração

Epidemias e pandemias que marcaram a história

Grandes epidemias e pandemias marcaram a história da humanidade e dizimaram diferentes povos, atingindo o homem da Antiguidade à fase contemporânea. Em 430-427 a.C. a Peste de Atenas causou a morte de cerca de 35% da população. A Peste Negra (1347-1353), ou peste bubônica, dizimou cerca de 1/3 da população europeia, e com o passar dos séculos outras epidemias e pandemias também provocaram milhares de mortes. Mas também com o passar dos séculos, aprendemos a lidar com elas a partir da ciência.

Saiba mais

Margareth Dalcolmo

A analogia é da médica pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, um dos ícones da ciência brasileira no combate a Covid-19. Em entrevista ao Mulheres de Luta, Dalcolmo contou um pouco sobre sua história, percepções da saúde no Brasil e experiência como cientista durante a pandemia.

Saiba mais

As festas juninas ao longo dos séculos

O São João é uma festa completa. Ele não é uma festa como o carnaval. No Carnaval você vai, você dança, você se diverte e acabou. O São João tem todo um conjunto de símbolos ali dentro (…) que é a comida típica, a comida de milho, as bandeirinhas, as quadrilhas, o forró,  o vestir, as brincadeiras.

Saiba mais

O sagrado feminino na contemporaneidade

O Sagrado Feminino despertou. Ao menos o que estava reservado à esfera do privado tomou novo frescor e passou a reivindicar seu espaço na esfera pública. Encontros, círculos de mulheres e trocas de experiências colocam novamente em evidência a importância da nossa conexão com a natureza e com a nossa ancestralidade. Cada mulher ou grupo encontra suas próprias maneiras de vivenciar esse resgate.

Saiba mais

Mulheres na Primeira Guerra Mundial

Mulheres como Marie Curie, Maria Bochkareva, Anna Coleman e Leolinda Daltro tiveram suas trajetórias recortadas pela Primeira Guerra Mundial. Saiba mais sobre essas mulheres de luta e sobre a participação feminina na Primeira Guerra Mundial.

Saiba mais

O que o feminismo conquistou?

Para celebrar a importância do feminismo na sociedade, bem como sua contribuição, o Mulheres de Luta elencou 6 conquistas das mulheres que só foram possíveis devido à luta recorrente em diversas épocas e lugares pelos direitos das mulheres na sociedade.

Saiba mais
Mulheres de Luta

Conteúdos de interesse geral, não restritos às pautas feministas, onde mulheres especialistas em suas áreas são fonte de informação, opinião e inspiração.

Newsletter
[mc4wp_form id="2999"]