Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu, conhecida como Fernanda Abreu, nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de setembro de 1961, é cantora e compositora, com uma consagrada carreira de criações e performances.
O interesse pela música surgiu ainda na infância de Fernanda Abreu, pois sua mãe, Vera Marina Sampaio de Lacerda, cantava e tocava piano, bem como seu pai, Armando Abreu, fazia parte de um grupo de samba chamado A Patota.
Além disso, sua família tradicionalmente desfilava no carnaval do Rio de Janeiro, o que trouxe o universo artístico para mais próximo da cantora.
Fernanda Abreu foi reconhecida como a pioneira da música pop no Brasil, com o uso de produções eletrônicas e coreografias, o que singularizou seu trabalho artístico musical. Suas composições possuem influência musical do pop, samba, rap, funk e disco music.
O início da sua carreira se deu como vocal de apoio na banda Blitz, em 1892, ao lado de Evandro Mesquita para, em seguida, seguir carreira solo e lançar o grande sucesso Rio 40 graus, em parceria com Fausto Fawcett e Laufer, no álbum SLA Radical Dance Disco Club (1990), que alçou a artista à grande fama nacional.
Rio 40 graus foi considerada um grande marco na música brasileira, por trazer a mistura desses elementos musicais, até então inédito, como funk, rap e disco music, que eram marginalizados e pouco aceitos no meio musical mais elitista.
Ao todo foram 8 lançamentos em sua carreira musical, sendo os álbuns Sla Radical Dance Disco Club (1990), Sla 2 Be Sample (1992), Da Lata (1995), Raio X (1997), Entidade Urbana (2000), Na Paz (2004) e Amor Geral (2016), além das coletâneas MTV Ao Vivo e Perfil.
Leave a Reply