Kátia Coelho

Kátia Coelho, uma mulher com extensa carreira no cinema, é atuante desde 1983. Iniciou no mundo do cinema como assistente de câmera e primeira assistente em cerca de dezenove filmes. Porém, destacou-se atuando como diretora de fotografia.

Considerada a primeira mulher a ser diretora de fotografia em um longa-metragem brasileiro, Kátia Coelho acumula mais de trinta prêmios entre festivais nacionais e internacionais de cinema. Além disso, foi professora de cinematografia no curso superior de audiovisual da Universidade de São Paulo por sete anos.

No ano de 2000, Kátia Coelho ganhou por seu trabalho na direção de fotografia o prêmio Kodak Vision Award- Woman in Film, em Los Angeles, e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, ambos pelo longa Tônica Dominante, dirigido por Lina Chamie.

Em 2007, Kátia Coelho foi responsável pela direção de fotografia do filme A Via Láctea, que representou o Brasil no Festival de Cannes. No mesmo ano, Kátia Coelho estava entre os grandes profissionais do cinema da América Latina a palestrar na Semana de Orientação da Associação Internacional de Cinema em São Paulo. Em 2009, recebe o prêmio de Fotografia no Festival de Gramado pelo longa Corpos Celestes.

Recentemente, Kátia Coelho é integrante do núcleo de projetos da Veríssimo Produções, onde desenvolve roteiro e atua na produção do longa Terra de Ciganos. Além disso, foi diretora de fotografia no longa Diário de Viagem.

Com sua extensa carreira, premiações e experiência, Kátia Coelho recebeu um episódio especial na série documental Luz & Sombra: Fotógrafos do Cinema Brasileiro. O episódio denominado A desbravadora pode ser conferido na plataforma Tamanduá, então aproveite para conhecer melhor a trajetória dessa excelente profissional do cinema brasileiro.