Leandra Leal

Nascida em 8 de setembro de 1982, na cidade do Rio de Janeiro, Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva, conhecida como Leandra Leal, é atriz, diretora e produtora brasileira.

De berço artístico, Leandra Leal cresceu sob influência da mãe, a atriz Angela Leal e do avô o produtor cultural Américo Leal, em razão do falecimento de seu pai Julio Braz, quando ainda criança.

Leandra Leal desde cedo conviveu com referências artísticas, o que levou a jovem a desenhar sua carreira, inicialmente como atriz, pelo universo da televisão e cinema.

Ainda na infância, atuou em duas de suas primeiras participações televisivas, em episódios de novelas produzidas pela extinta Rede Manchete, sendo elas Pantanal (1990), obra que sua mãe, também, trabalhava, e A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991).

Na adolescência, Leandra Leal teve sua primeira participação cinematográfica no filme A Ostra e o Vento, que lhe rendeu prêmios nacionais e internacionais.

Participou, também, da série Confissões de Adolescente (1994-1996), da TV Cultura, período em que paralelo, atuou na novela Explode Coração, produzida pela Rede Globo.

Sua extensa carreira televisiva e cinematográfica lhe proporcionou trabalhos ao lado de grandes diretores como Walter Lima Jr., Jorge Furtado, Murilo Salles, Paulo Cesar Saraceni, Júlio Bressane, Sérgio Rezende, Moacyr Góes e José Eduardo Belmonte.

Além disso, lhe trouxe inúmeras atuações em novelas como A Indomada (1997), Pecado Capital (1998), A muralha (2000), O Cravo e a Rosa (2000), Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006), Passione (2010), Cheias de Charme (2012), entre outras.

No cinema, participou de obras como O Viajante (1999), O Homem que Copiava (2003), Cazuza – O Tempo Não Para (2004), além de outras grandes exibições.

Leandra Leal, nos dias atuais, está na direção do Teatro Rival desde 2016, legado de família, além da Produtora Daza Filmes desde 2010, na qual desenvolve trabalhos como produtora e diretora.