A carreira de Leci Brandão percorre os cenários artístico e político nacionais, nos quais deixa sua marca registrada com pioneirismo e poder feminino, cujo reconhecimento merece destaque.
Leci Brandão nasceu em 12 de setembro de 1944, na cidade do Rio de Janeiro, com nome completo de Leci Brandão da Silva. Consagrou-se como uma das mais importantes compositoras e intérpretes de samba do Brasil, além de uma notória carreira política.
Seu trabalho artístico teve forte influência de seus pais, Lecy de Assumpção Brandão e Antônio Francisco da Silva, que inseriram, a jovem Leci Brandão no universo musical e artístico, os quais frequentavam dos ensaios e desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro.
Foi na escola de samba Mangueira que Leci Brandão se consagrou como a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da escola de samba, em 1972, o que revelou, na artista, uma genialidade singular para a música.
Leci Brandão se formou em Direito pela Universidade Gama Filho, na década de 1970, período, também, em que foi convidada pelo compositor Sérgio Cabral, para a gravação de um disco, que deu origem ao primeiro álbum de Leci, em 1975.
O sucesso alcançado permitiu a realização de mais 23 discos e várias compilações e coletâneas, em quase 50 anos de carreira musical, além de possibilitar a participação em obras cinematográficas e televisivas, como a novela Xica da Silva (1966), de Walcyr Carrasco.
Em 2010 Leci Brandão se filia ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no qual candidata-se ao cargo de Deputada Federal pelo estado de São Paulo, cuja eleição se deu com mais de 85 mil votos e já conta com 2 reeleições.
Como Deputada Federal, Leci Brandão, cujo gabinete foi nomeado pela própria como “Quilombo da Diversidade”, se dedica a promover igualdade social e racial, além de fomentar o desenvolvimento da mulher, de questões indígenas, quilombolas e outras minorias.
Mais que artista, Leci Brandão se posiciona como instrumento político de luta pela igualdade, respeito e democracia.
Leave a Reply