Lucia Hiratsuka

LUCIA HIRATSUKA

Paulista de Duartina, Lucia Hiratsuka descobriu sua paixão pelos livros, mais especificamente pela ilustração, ainda na infância.

No sítio Asahi, onde nasceu, teve uma infância cercada de poesia, natureza e livros que vinham do Japão – país de origem de sua avó, que se encarregava de contar as histórias de infância para a neta.

Foi nessa fase também que surgiu seu desejo de trabalhar com o desenho. Alfabetizada em japonês, a artista desde a tenra idade já lia as imagens.

Vale lembrar que, para Lucia Hiratsuka, apreender o mundo é ler não só as palavras, mas as imagens, o vazio, o silêncio e a página em branco. Influenciada pela vivência na roça, ela costuma se definir como uma caipira com toque oriental.

É fundamental destacar que Lucia Hiratsuka fazia dos livros grandes aliados para o aprendizado, mas também os enxergava como uma forma de distração e acesso ao mundo da imaginação. Essa foi sua maior diversão até seguir para a cidade de São Paulo, onde estudou na Faculdade de Belas Artes, anos mais tarde. Após conhecer o trabalho de Eva Furnari, fez seu primeiro projeto de livro para buscar um trabalho de ilustração.

A partir de então, teve contato, de fato, com a pintura e, em seguida, ganhou uma bolsa para a Faculdade de Fugoka, no Japão, onde realizou pesquisas sobre o desenho na literatura infantil.

Graças a esse trabalho, Lucia Hiratsuka recebeu o Prêmio APCA. Além disso, a coleção Contos e Lendas do Japão recebeu o selo Altamente Recomendável, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil.

No entanto, segundo seus próprios relatos, sua carreira como ilustradora e escritora começou de fato somente a partir dos anos 90 quando tomou a decisão de trabalhar apenas com literatura infanto juvenil.

Seu processo produtivo começa com a escrita, sempre tentando resgatar algo que a tenha tocado. Em suas ilustrações, Lucia Hiratsuka coloca no papel as próprias lembranças da infância e, ainda, aquelas histórias contadas por seus familiares. O que chama atenção é o fato de não trabalhar com um único material, como aquarela para ilustrar, mas buscá-lo de acordo com cada história.

Lucia Hiratsuka conta que quando ilustra livros de outros autores procura mergulhar naqueles textos para compreender como a imagem pode integrar a natureza daquela obra. No entanto, quando o texto é de sua autoria, ela toma cuidado para que ele não fique redundante, mas afetivo.

Um exemplo disso é perceptível no livro “Caminhão”, em que retrata uma cena comum à sua realidade: um caminhão que chegava à roça uma vez por mês e causava grande alvoraço em todos os moradores. Sem dúvidas, a curiosidade, traço de sua infância, é uma fonte de inspiração.

Dentre os 23 livros já publicados, um de grande importância é “Orie”, que enfoca a história de sua vó contada de forma poética, outra grande inspiração para a ilustradora.

Todas essas lembranças da infância feliz que teve são ilustradas constantemente nos seus livros.

Quanto ao desafio de publicar um livro, Lucia Hiratsuka acredita que é uma questão de persistência, ou seja, fazer o primeiro lançamento, lidar com uma expectativa que nem sempre é atendida e continuar publicando.

Essa artista plural ainda aconselha outros colegas de profissão: em momentos de crise, o olhar deve estar voltado para o estudo, pois afinal vale se perguntar: “Onde estarei daqui a 10 anos?”.

Entre suas conquistas mais recentes está a seleção de “Histórias guardadas pelo rio” para compor a lista White Ravens de 2020, destaque da Feira de Livro de Frankfurt e referência mundial na indicação das melhores obras publicadas anualmente.

O livro de Lucia Hiratsuka aparece ao lado de outras quatro obras brasileiras selecionadas pela maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo para integrar o evento deste ano.

Ganhador do Prêmio Jabuti na categoria de melhor livro juvenil, “Histórias guardadas pelo rio” se debruça sobre a saga de Pedro, que parte em uma viagem de descoberta depois de perder a capacidade de pescar boas histórias.

Assista ao vídeo entrevista com Lucia Hiratsuka!