A arte e a cultura sempre estiveram presentes na vida de Lucy Barreto: seu pai era violinista e a mãe, pianista.
A paixão pelo piano levou Lucy Barreto a estudar no Conservatório Nacional de Música e, posteriormente, a formar-se musicista no Conservatório em Paris.
No entanto, após receber uma crítica de seu professor de piano, e também por forte influência de seu marido Luiz Carlos Barreto, Lucy Barreto abandonou o piano e passou a dedicar-se ao cinema.
Seu primeiro filme, “Herdeiros”, foi produzido em 1968, mas só foi lançado em 1970.
Durante o período do Cinema Novo, Lucy Barreto, juntamente com seu marido, desenvolveu a técnica de produção cinematográfica.
Ela se consolidou como produtora com o filme “Tati, a garota”, em 1973. Na produção, contou com a ajuda da mãe, que confeccionava os vestidos usados pela personagem de Betty Faria.
O filme ganhou repercussão internacional, sucesso em Miami e muito elogiado pela roupagem musical que era vislumbrada no enredo.
A produtora ainda trabalhou nos filmes “Rio 40 graus” e “Dona Flor e seus dois maridos”, empregando toda sua preocupação com a dublagem e trilha sonora, aspectos que considerava extremamente importantes para composição da história.
Pode-se considerar o filme “Bye Bye Brasil” como um dos filmes mais importantes da carreira de Lucy Barreto. Essa produção, que teve como trilha sonora uma canção de Chico Buarque e Roberto Menescal, fez grande sucesso no Festival de Cannes.
O que fez de Lucy Barreto uma excelente produtora foi o diálogo que teve com sua equipe. Por meio de perguntas e questionamentos, ela considerava importante saber o que cada um esperava e pensava a respeito do filme trabalhado.
Com a empresa LC Barreto, Lucy Barreto e Luiz Carlos conseguiram alcançar longevidade no mercado cinematográfico. Hoje, são mais de 55 anos da produtora.
Leave a Reply