Mãe África

Corpo livre de padrões

Arte, hobbies, carreira: “A gente tem que viver a vida e ser feliz e fazer o que a gente quer fazer, não deixar esses padrões, essas imposições limitarem a gente”. O corpo nos permite ir além de muitas possibilidades, basta se sentir livre e tentar! Como elas nos ensinam, não dá mais para perder tempo nenhum com os preconceitos!

Saiba mais »

Alimentação, corpo e emagrecimento

“O que eu tinha entendido que ia funcionar para emagrecer, era não comer”. Essa é uma das tantas consequências que os padrões de cultura, moda e beleza trazem para a vida de mulheres desde que são meninas. O episódio conta um pouco da relação com a alimentação e como ela se transformou ao longo da vida dessas mulheres.

Saiba mais »

A relação com o corpo na infância

“Porque gorda eu não podia ser” – O que Thaís ouviu na infância é o que muitas meninas ainda ouvem. A relação com o corpo quando criança muitas vezes é afetada pela opinião de terceiros, e essas opiniões quase sempre não são nada construtivas. Pelo contrário: podem deixar muitas marcas. É por isso que crescer e se tornar o que sempre quis, como ser bailarina no caso de Thaís, muda o jogo!

Saiba mais »

Rastros do Carnaval

Elas sempre estiveram por lá, mesmo quando não víamos. Cada lantejoula e renda costurada à mão na fantasia, cada trajeto percorrido para a arrecadação de recursos. Cantos ecoados pela garganta, poesias melódicas marcando o ritmo da avenida. Seus corpos, outrora invisibilizados, estão em todos os setores e atividades da maior festa popular brasileira: a mulher, no Carnaval.

Saiba mais »