De família libanesa, a atriz e diretora Malu Mader, nome artístico de Maria de Lourdes da Silveira Mäder, nasceu em 12 de setembro de 1966, no Rio de Janeiro, filha de Angela Maria da Silveira e Rubens Tramujas Mäder.
A carreira artística de Malu Mader iniciou na adolescência, período em que, decidida a desenvolver um ofício que lhe trouxesse prazer, Malu optou pelo trabalho de atriz, oportunidade em que fez o curso de teatro do Tablado.
Nesta ocasião, a jovem participou da montagem teatral Os 12 Trabalhos de Hércules (1981), na personagem Narizinho, da obra de Monteiro Lobato, sendo este o desenvolvimento de seu primeiro personagem.
A atuação rendeu grande visibilidade à atriz, ocasião em que recebeu convite do diretor Dennis Carvalho para participar da novela Eu Prometo (1983), na Rede Globo, momento em que estreou na cadeia televisiva.
Embora tenha atuado em algumas produções anteriormente, o sucesso nacional da artista teve destaque com a novela Anos Dourados (1986), de Gilberto Braga, período em que foi incluída no rol de estrelas daquela geração.
A parceria com o autor Gilberto Braga rendeu vários outros trabalhos de sucesso à atriz, que foram determinantes para a expansão do alcance e satisfação de sua carreira profissional.
No cinema, a estreia de Malu Mader se deu com a participação em A espera (1985) e Rock Estrela (1986). Ainda, atuou com diretora em Essa História Dava um Filme (2008) e Contratempo (2008), que lhe rendeu premiações nacionais e internacionais, como melhor documentário e melhor direção.
O trabalho desempenhado por Malu Mader no teatro, televisão e cinema foi extenso, com imenso reconhecimento de crítica e público, além de diversas premiações, destacando-a como grande profissional e artista, que compõe de forma ilustre o repertório das mulheres de luta do universo artístico brasileiro.
Leave a Reply