Marie Curie, o rádio, o polônio e a radiação

O rádio (Ra) é um metal extremamente radioativo e possui número atômico 88. Já o polônio (Po) também é um elemento químico capaz de eliminar espontaneamente radiação e o seu número na tabela periódica é o 84. 

O nome polônio é uma referência ao país Polônia, terra natal da cientista Marie Curie, que, trabalhando em conjunto com seu marido, Pierre Curie, descobriu esses metais, em 1898.

Marie Curie vivia em uma época em que as garotas não eram estimuladas a estudar. Até que um dia, ela e sua irmã ficaram sabendo de uma universidade em Paris chamada Sorbonne. Lá, as meninas eram bem-vindas a aprender e ensinar. 

Marie Curie era fascinada pela magia dos metais, pela forma como emitem raios poderosos e brilham no escuro.

Corajosa e determinada, ela passava a noite inteira trabalhando para ver esses minerais em atividade. Colocava fogo, derretia, filtrava… 

Porém, apesar de admiráveis, alguns minerais eram muito perigosos. Até hoje, depois de tantos anos, os cadernos e instrumentos de Marie Curie ainda são radioativos. Para tocá-los, é preciso usar roupas e luvas protetoras.

Marie Curie ganhou dois prêmios Nobel pelo seu trabalho como cientista. Suas descobertas mudaram o mundo e ajudaram muitas pessoas em tratamento de doenças, como o câncer.

No vídeo abaixo, Hildete Pereira de Melo fala sobre a invisibilidade das mulheres cientistas. Segundo a economista, ninguém ganha o Nobel de ciência abaixo do Equador. A ciência é cravada: eurocêntrica, branca e masculina.