Marta Senna

Marta Senna nasceu em Porto Alegre, em 1949, mas ainda na infância mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade em que vive até hoje.

Mestre em Teoria da Literatura pela UFRJ, defendeu sua dissertação sobre a poesia de Castro Alves. Já em sua tese de Doutorado em Literatura Brasileira, que cursou na Universidade de Londres – King’s College, falou sobre o poeta João Cabral de Melo Neto.

Nas áreas de Literatura e Filosofia, realizou pesquisa de pós-doutorado em Oxford, tendo como foco a ficção de Laurence Sterne e a epistemologia de David Hume.

Por meio de todo seu conhecimento literário, Marta Senna tornou-se professora de Literatura Comparada na UFRJ. Além disso, desde 2012 vem atuando como pesquisadora na Fundação Casa de Rui Barbosa, em que realiza a Pesquisa Ruiana.

Juntamente com outros profissionais, Marta Senna cuida da preparação e edição dos textos, bem como a organização dos discursos de Rui Barbosa.

Machado de Assis é uma grande fonte dos estudos de Marta Senna, o que pode ser percebido pelos dois livros que publicou: “O olhar oblíquo do Bruxo” e “Alusão e zombaria”.

Também se dedicou, juntamente com Hélio de Seixas Guimarães, a organizar “Machado de Assis – cinco contos comentados” e “Machado de Assis e o outro: diálogos possíveis”. Essa parceria ainda rendeu a criação de uma revista eletrônica.

Marta Senna criou e é responsável pelo site sobre Machado de Assis, onde é possível encontrar importantes citações e falas referentes a personagens icônicos de suas histórias.

Pelo site, também é possível ter acesso à revista eletrônica criada por Marta Senna e Hélio, intitulada “Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos”, cuja publicação é semestral.