Moda sem medida estreia no Fashion TV

Documentário MODA SEM MEDIDA, produzido pela produtora Lascene em parceria com as Mulheres de Luta, estreia no canal Fashion TV

No dia 6 de abril estreia no Fashion TV o documentário MODA SEM MEDIDA, que retrata o universo da moda plus size no Brasil.

Contrariando os padrões corporais impostos à mulher, mulheres de diferentes áreas do universo da arte e da moda decidiram que não iam se “encaixar” no padrão, mas criar mecanismos para serem representadas.

Mulheres como a publicitária e influenciadora digital Maristela Abreu; a jornalista, modelo e influenciadora digital Ju Romano; a dançarina e influenciadora digital Thaís Carla; a publicitária Yas Campbell; a professora de inglês Laine Souza; a dançarina de Pole Dance Drea Costa; a publicitária Dama Jordão; a maquiadora Nata di Paula; a empreendedora Allyne Turano; a tatuadora Bibi Cardoso; a estilista Renata Amaral; a publicitária Mariana R.; a modelo de Lingerie Dani Lima; e a Diretora da Pop Plus Size Flávia Durante compartilham suas experiências em MODA SEM MEDIDA.

A maneira que Ju Romano encontrou para romper com esses padrões foi ajudando a si mesma e a outras meninas através do blog “Entre Topetes e Vinis”, pioneiro no Brasil ao tratar de moda para mulheres gordas.

Maristela Abreu fez o mesmo com o blog de moda “Tamanho P”, assim como Yas Campbell através do seu canal “Ta entendida?”, no Youtube.

Dama Jordão também se recorda de momentos desagradáveis da infância, época em que ouvia comentários como:

“Ai que criança linda. Pena que é gordinha. Podia emagrecer um pouquinho.”

A dançarina de Pole Dance, Drea Costa, se lembra de momentos da infância em que se sentiu desconfortável.

“Vai fazer uma apresentação. Tá sempre no fundo, sempre meio escondida.”

Contrariando as perspectivas ultrapassadas de que é preciso ter o corpo “certo” para dançar, Thais Carla já se apresentou no Programa do Faustão, no Legendários e com a cantora Anitta.

“O mais engraçado é que falaram que eu nunca ia trabalhar com dança. (…) Desde que eu tinha 14 anos eu vivo só de dança, eu não fiz outra coisa além de dançar.”

A professora de inglês Laine Souza também já passou por essas situações:

“Mas era mais pros outros do que por mim.”

A maquiadora Nata di Paula reforça:

“A gente tem que parar de usar o adjetivo “gorda” como se fosse uma coisa negativa, pejorativa, pesada, ruim. Não é isso.”

Allyne Turano, sócia da GG.rie., explica:

“Gorda é apenas o contrário de magra. Gorda não é xingamento. Infelizmente a sociedade ainda vê uma pessoa gorda como uma pessoa que não deu certo.”

A tatuadora Bibi Cardoso rompe com o padrão através de suas tatuagens.

“A questão de colocar as mulheres gordas dentro de um desenho é porque a gente se sente pouco representada na arte.”

A publicitária Mariana R. narra o período em que se percebeu gorda.

“Eu notei que eu era gorda quando eu não vestia mais roupa de loja regular (…) foi a partir da moda que eu notei que eu era gorda, que eu não era mais magra.”

Renata Amaral, sócia da Delphina Designs, cria roupas específicas para esse público, mas relembra os desafios encontrados na faculdade de moda.

“Eu fui a primeira aluna do meu curso a fazer uma coleção Plus Size.”

Flávia Durante, diretora da Pop Plus Size, constata os avanços ocorridos nos últimos anos.

“Antes dessa ampliação do mercado eu encontrava roupas em pouquíssimos lugares.”

A modelo de Lingerie Dani Lima fala sobre seu processo de aceitação:

“A questão de ser bem resolvida não foi sempre.(… ) inclusive, a ideia de mostrar mais o corpo meio que funde com isso. (…) São coisas que andaram entrelaçadas.”

Por trás de todas essas vivências compartilhadas em Moda sem Medida, fica a mensagem:

Ser gorda ou não, não te impede de ser feliz. O que te impede é a gordofobia.

MODA SEM MEDIDA estreia no dia 6 de abril no canal Fashion TV.

Atualmente o documentário está disponível no NOW