O que diz Margareth Dalcolmo sobre o uso de máscaras em ambiente fechado?

Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz e um dos principais nomes no combate à pademia de Covid-19 no Brasil, fala ao Mulheres de Luta sobre a desobrigação do uso de máscaras em ambiente fechado.

Leia a transcrição e assista ao vídeo:

“Não é momento de abandonar o uso de máscara em ambiente fechado, mesmo nós todos estando vacinados, como nós estamos, com três doses. É o momento de que nós tenhamos acesso a testes, que nós tenhamos acesso aos autotestes para que diante do primeiro sintoma, nós possamos nos testar, ter um mecanismo de registro desse resultado para que o Ministério da Saúde possa controlar e saber qual é o caminho epidemiológico que a epidemia está tomando e que nós possamos fazer o cuidado que precisa ser feito, que é nos isolar durante pelo menos sete dias.

Então, eu não estou de acordo ainda. Acho que as máscaras podem ser liberadas, sim, ao ar livre, em atividades feitas em jardim, em jardim botânico, na praia, sem dúvida. Eu sou a favor da solicitação do passaporte vacinal para frequentar escola, escritórios e até festas mesmo, né? Se você me perguntasse se eu daria uma festa na minha casa, eu até poderia fazê-lo, mas todos teriam que apresentar o passaporte vacinal de três doses completas.”