“A macumba na verdade é nada mais que a ritualística que antecede a Umbanda. Todas as raízes que a Umbanda tem, exceto o kardecismo. Isso é macumba.
Tatiana Galvão
Tatiana Galvão falou ao Mulheres de luta sobre o termo macumba e a conotação negativa que essa palavra acabou tendo com o passar do tempo no Brasil.
Em sua pesquisa, Tatiana Galvão aponta que “macumba” era originalmente o nome designado a um grupo de jongueiros. O termo passa a se tornar cada vez mais pejorativo devido ao racismo religioso.
Quando a pesquisadora diz que a macumba é o que antecede a Umbanda, ela está falando de uma época em que a religião ocorria de forma oral, sem uma teoria embasadora, que no caso da Umbanda veio com a inserção do kardecismo. A prática era a mesma, o que mudou foi a inserção de valores morais de posição ético-política, e até mesmo sobre o paradigma acerca da funcionalidade da mediunidade.
Para Tatiana Galvão, a palavra macumba não é um problema, tanto que ela a usa em seu vocabulário. O problema é quando uma pessoa de fora da religião usa o termo “macumbeira e macumbeiro” de forma pejorativa.
Saiba como Tatiana Galvão age nessas situações assistindo à entrevista!
Leave a Reply