O que é uma ekedi no candomblé?

ekedi

Em entrevista para o Mulheres de Luta, Gilmara Mariosa, psicóloga e pesquisadora, destaca que o Candomblé é uma estrutura cultural e religiosa de origem africana que se organiza por meio de postos hierárquicos.

Nesse contexto, as ekedis são ‘o braço direito’ do pai ou mãe de santo e aprendem os fundamentos para o funcionamento das liturgias, administração e funcionamento da Casa, além das funções sagradas.

Você pode gostar de ler também: Yabás, as orixás femininas

Transcrição do vídeo: O que é uma ekedi no candomblé?

As ekedis são aquelas que têm a responsabilidade quando a chefe do terreiro está incorporada, então quem toma conta de tudo naquele momento é a ekedi, então ela tem muito poder.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico. Tem aquela que cuida da cozinha e a cozinha na nossa cultura ocidental é um espaço menor, porque é um espaço feminino, então é considerada assim “ah, um espaço pequeno”, mas na tradição africana a cozinha é um espaço de muito poder, a cozinha é sagrada.

Na cozinha, você produz comida para o orixá, comida para toda família de santo e você tem que ter um conhecimento muito grande para saber fazer aquelas comidas, porque não é qualquer comida que se faz, não é de qualquer jeito que se faz, então elas são aquelas que tomam conta desse espaço da comida, do dar de comer ao santo, que é uma coisa muito importante. Elas são aquelas que têm o poder também de mando dentro da casa. Elas são autoridades dentro da casa também, abaixo da sacerdotisa.

Quando a pessoa é médium, ela começa numa hierarquia muito pequena. Ela começa com uma abiã, depois como iaô, até chegar à mãe-pequena e à mãe de santo, a ekedi não. Quando você é ekedi, assim que é feito você já começa de um lugar de destaque, porque você já tem uma responsabilidade muito grande ali naquele contexto religioso.

A ekedi não é a rondante, por quê? Porque ela é aquela que tem que estar no momento em que os outros estão incorporados, onde os rondantes estão incorporados, ela que fica ali tomando conta de tudo que está acontecendo, então a ekedi não é a rondante não.