Os desafios da educacão e do cinema nacional hoje

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que serve como referência obrigatória na elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas no ensino público. Trata-se de um documento importante que requer constante debate dos agentes educativos para a sua formulação.

Esse debate de ordem não apenas pedagógica, mas filosófica, direciona a condução de como ocorre o processo da educação no país.

A Lei 13.006, sancionada em 26 de junho de 2014, tem como proposta tornar obrigatória a exibição de filmes nacionais como componente curricular complementar por no mínimo 2 (duas) horas mensais nas escolas públicas.

Os produtores, artistas e técnicos do audiovisual nacional reforçam constantemente o seu compromisso com a educação, no entanto, a lei não foi regulamentada.

Em paralelo, o Cinema Nacional enfrenta grandes desafios, uma vez que os avanços conquistados nas últimas décadas tem sido apagados por um desmonte que representa um retrocesso.

É preciso avançar, não retroceder. Cultura e educação caminham juntas.

Implementar uma educação pública que prioriza o conhecimento voltado exclusivamente para a inserção no mercado de trabalho, excluindo as linguagens artísticas como potenciais ferramentas para a reflexão e debate social, enfraquece a cidadania.

O papel do Estado também é o de regulamentar a inserção das artes, incluindo o cinema, como ferramenta educativa.