Assista ao documentário O CINEMA DAS MULHERES aqui no site Mulheres de Luta.

O filme ilumina trajetórias de sonhos, desafios e vitórias de brasileiras talentosas como Carmen Santos, Gilda de Abreu, Alice Gonzaga, Ruth de Sousa, Lucy Barreto, Helena Solberg, Tereza Trautman e Carla Camurati, entre outras mulheres que querem vencer, ganhar dez, como diz Ruth de Souza, em cena mágica e memorável.

Exibição gratuita até 31 de maio. Contrapartida à Lei Aldir Blanc.

Feminismo

O que é sororidade?

A palavra sororidade vem do latim “sóror” e remete à “irmãs”.

Assim como o termo latino “frater”, “irmãos”, deu origem à ‘fraternidade’, “sóror” nos trouxe ‘sororidade’. Então, a sororidade seria o sentimento de irmandade entre mulheres.

Trata-se de um dos alicerces do feminismo, uma vez que o movimento só se realiza em decorrência da união entre as mulheres em busca de um objetivo comum: a igualdade entre os gêneros.

Mas, para além dos valores morais e éticos, sororidade também é ação. Portanto, é preciso transformar o substantivo em verbo.

Lugar de Mulher

Documentários, entrevistas e artigos sobre educação, trabalho e poder

GILDA DE ABREU

Gilda de Abreu

Gilda Abreu foi uma das primeiras diretoras do Brasil. Natural de Paris, ela se mudou para o Rio de Janeiro com apenas 4 anos.

ASSISTIR

Saiba como agir em casos de violência doméstica

Ana Lara Camargo de Castro, Promotora de Justiça no MP-MS, explica que, quando uma mulher está sendo vítima de violência de gênero, a primeira medida recomendada é a realização do registro de ocorrência com todos os detalhes. Trata-se de um documento importante para a obtenção das medidas protetivas que determinam o afastamento do agressor.

ASSISTIR

Adélia Sampaio

Adélia Sampaio, cineasta que se tornou conhecida por ser a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, trabalhou em diversas produções e é também diretora de diversos curtas, sendo expoente do cinema combativo e de crítica social.

ASSISTIR

Moda Sem Medida

Reproduzir vídeo

Nos últimos anos, temos visto diversas mulheres rompendo com os padrões corporais impostos na sociedade.

Elas decidiram que não iam se “encaixar” no padrão, mas criar mecanismos para serem representadas.

O documentário MODA SEM MEDIDA, em exibição no canal Fashion TV,  retrata o universo da moda plus size no Brasil através de conversas com as influenciadoras digitais Ju Romano, Maristela Abreu e Thaís Carla.

A mensagem é clara: Ser gorda ou não, não te impede de ser feliz. O que te impede é a gordofobia.

Literatura, Substantivo Feminino

Lucy Barreto

A intensidade e paixão fazem parte de quem tem o dom de trabalhar com a sétima arte. Lucy Barreta é exemplo disso! Produtora brasileira, desde muito cedo esteve familiarizada com a arte e principalmente com o cinema brasileiro.

SAIBA MAIS

Autoria Feminina – Literatura, Substantivo Feminino

No último episódio da série “Literatura, Substantivo Feminino”, a pesquisadora Anélia Pietrani fala sobre a existência de uma escrita de autoria feminina e Meimei Bastos contesta os clichês atribuídos ao feminino. Nélida Piñon, Regina Dalcastagnè, Virgínia Vasconcelos, Ana Maria Machado e Beatriz Bracher não diferenciam a escrita da mulher da escrita de um homem. Natália Borges Polesso provoca uma reflexão sobre o que seria o feminino e o masculino. Susana Fuentes observa que é possível encontrar personagens femininas bem construídas, complexas e fora do clichê, em obras de autores homens. Para Heloísa Buarque de Hollanda, a autoria feminina tem contribuído para o surgimento de um novo estilo.

SAIBA MAIS

Mulheres Especialistas

Daniela Costanzo

Com artigos publicados que transitam entre a política, economia, mobilidade urbana e relação entre Estado e iniciativa privada, a doutoranda e Mestra em Ciência Política, Daniela Costanzo, vem atuando há anos além das pesquisas acadêmicas, contribuindo diretamente como professora em cursos de métodos e técnicas de pesquisa no Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

SAIBA MAIS

Mãe África

Eliane Potiguara

Dia dos Povos Indígenas

Em 19 de abril de 1940, lideranças indígenas se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México. Posteriormente, adotaram a data como o Dia do Índio.

SAIBA MAIS

Lelita Rosa

Lelita Rosa foi uma atriz de talento e personalidade forte, e por isso causou grandes polêmicas no cinema em sua época.

SAIBA MAIS

Denise Nacif Pimenta

Especialista em Ciências de Saúde e Antropologia, Denise Nacif Pimenta mescla sua vasta pesquisa sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e o enfrentamento às

SAIBA MAIS

Histórias de Mulheres

Biografias de mulheres inspiradoras

Menina Pode

Reproduzir vídeo

Impactos das Fake News à democracia

A advogada Juliana Ramos conversou com o Mulheres de Luta sobre os impactos das fake news na democracia. A especialista explicou que ao incutir notícias falsas nas pessoas, elas podem acabar escolhendo seus representantes de forma equivocada. Além disso, quando pesquisamos na internet, encontramos posts fakes com milhares de curtidas, mesmo sendo números controlados por robôs. A tendência é que ocorra a replicação desses posts, estimulando ainda mais a escolha de um candidato de forma equivocada.

Leia mais »

Kátia Coelho

Kátia Coelho, uma mulher com extensa carreira no cinema, é atuante desde 1983. Iniciou no mundo do cinema como assistente de câmera e primeira assistente

Leia mais »

Mulheres de Luta

Conteúdos de interesse geral, não restritos às pautas feministas, onde mulheres especialistas em suas áreas são fonte de informação, opinião e inspiração.