“Eu acredito muito numa sociedade que cada vez mais conhece e valoriza sua própria história, e a fotografia é, por si só, e pelas reflexões que ela pode gerar, uma arte muito poderosa.”
A jornalista Andrea Wanderley falou ao Mulheres de Luta sobre a importância de resgatarmos o nome de mulheres que fizeram história no Brasil. Editora do portal Brasiliana Fotográfica, Andrea Wanderley relembrou que muitas mulheres foram fundamentais para inúmeras conquistas brasileiras, como o direito ao voto feminino, por exemplo.
Elas foram mulheres batalhadoras e trabalhadoras que se organizavam em associações que funcionavam como ponto de apoio para outras mulheres, o que hoje chamamos de sororidade.
Entre esses nomes, Andrea Wanderley lembrou de Natércia da Cunha Silveira, a primeira advogada do Rio Grande do Sul que fazia parte da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, presidida pela bióloga e também feminista Bertha Lutz.Natércia também foi uma das fundadoras da União Universitária Feminina dirigida pela engenheira civil Carmen Portinho, outro nome importante dessa história. Natércia da Cunha Silveira, Bertha Lutz, Carmen Portinho, entre outras, atuavam em defesa das mulheres trabalhadoras e uma das armas mais importantes nessa luta era, e continua sendo, a educação.
Leave a Reply