Stella Maris Rezende

Stella Maris Rezende é escritora, atriz e mestre em literatura brasileira. Mineira da pequena cidade de Dores do Indaiá, Stella Maris Rezende que vive atualmente no Rio de Janeiro já publicou dezenas de livros, grande parte destinada ao público infantojuvenil. Também ministra oficinas de escrita para jovens e adultos.

Sendo sua literatura altamente recomendada por revistas e catálogos nacionais e internacionais, Stella Maris Rezende nos presenteia com crônicas, romances, novelas, poemas e contos.

A escritora coleciona diversos prêmios. Na edição de 2012 do Prêmio Jabuti ficou com o primeiro e segundo lugar na categoria juvenil com “A Mocinha do Mercado Central” e “A Guardiã dos Segredos de Família”, respectivamente. “A Mocinha do Mercado Central” também foi contemplada com o mesmo Prêmio na categoria Livro de Ficção.

Em 2014 levou o quarto Jabuti ficando em segundo lugar com “As Gêmeas da Família”, que também recebeu o selo altamente recomendado para jovens pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), selo também conferido à “A Sobrinha do Poeta”.

“As Gêmeas da Família” também foi premiada como melhor livro infanto-juvenil de 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

É comum identificarmos nas obras de Stella Maris Rezende um discurso emancipador nas personagens femininas, bem como uma recorrente crítica social. A escritora procura trazer diferentes atores a fim de questionar paradigmas.

Em “O demônio do Rio” (1986), acompanhamos a trajetória de superação de Mirinha. No livro “O Túnel do Amor” (1989), Stella Maris Rezende evidencia a sororidade entre as personagens que vivem em um colégio de freiras.

A violência contra a mulher é retratada em “A Mocinha do Mercado Central” (2011), bem como a trajetória feminina na busca pelo autoconhecimento.

A perspectiva intimista da descoberta das personagens consigo mesmas é mais um traço das personagens femininas de Stella Maris Rezende.