Tecnologia na escola

As tecnologias digitais devem ser incorporadas à escola quando oferecem algo que não é acessível em outra plataforma.

Rosália Duarte

O avanço das tecnologias de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de recursos para a aprendizagem das crianças.

Tudo isso torna o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador, conforme vem apontando os estudos na área.

Na entrevista para o Mulheres de Luta, Rosália Duarte fala sobre o tema e suas implicações.

Nessa discussão, vale lembrar a democratização de espaços, o compartilhamento de saberes, a colaboração e a valorização intelectual das crianças.

Transcrição da entrevista:

As tecnologias digitais devem estar na escola quando oferecem algo que não é acessível em outra plataforma. Porque é algo que a criança vai se familiarizar, como material de pesquisa, estudos, de acesso a conhecimentos que não estão na biblioteca da escola.

A grande oportunidade que as tecnologias digitais oferecem a escola é o acesso a outros mundos, ao mundo que está fora da escola, que está em outros lugares, conhecer outras escolas, outras crianças, aprender a fazer pesquisas.

É super importante, hoje, do ponto de vista do letramento digital, desenvolver a habilidade de recolher informações fragmentadas na rede e produzir algo novo, autoral, com todas essas informações que teve acesso.Isso precisa ser ensinado!

Então, penso que se a escola trabalhar nessa direção, de utilizar os aparelhos digitais para o letramento digital, que implica em usufruir ao máximo das oportunidades que a internet oferece de acesso ao conhecimento.

Vai oferecer muitas coisas interessantes.