Violência de gênero na sociedade

Ana Lara Camargo de Castro, Promotora de Justiça no MP-MS, conversou com o Mulheres de Luta sobre a violência de gênero na sociedade. Ela reforça que para compreendermos esse tipo de violência, devemos primeiramente entender o corpo em sua dimensão sociopolítica. Para além do biológico, o corpo da mulher ao longo da trajetória da humanidade recebeu uma série de significados a partir de uma visão de propriedade, de dominação.

O corpo feminino sangra e gera a vida. Ana Lara observa que esse poder poderia suscitar medo e hostilidade entre os povos primitivos, e ao chegarmos nas sociedades antigas, o corpo feminino já se apresenta totalmente apropriado pelas estruturas patriarcais.

Apesar das transformações que ocorreram na sociedade, Ana Lara acentua que a origem da violência de gênero vem justamente da visão do corpo da mulher enquanto propriedade, e esse olhar se manifesta em diversos setores.

A promotora também reforçou a importância das mulheres solicitarem as medidas protetivas em caso de terem sofrido violência, porque em situação de descumprimento do agressor é mais simples para o Ministério Público manejar um pedido de prisão preventiva, ou o acionamento da polícia militar pelo 190.