“Recebo cartas de mulheres negras dizendo que estão batalhando e que, se eu consegui, elas também irão. A minha palavra sempre é perseverança.” – Maria José Motta
Maria José Motta, mais conhecida como Zezé Motta, é uma atriz e cantora com mais de 50 anos de carreira. Nascida em 1944, Maria José Motta se mudou com a família para a capital aos 2 anos, no Morro do Cantagalo. Seu pai também cantava e a incentivava a ser cantora, compondo juntos. Maria José Motta chegou a trabalhar como operária e a frequentar um curso de formação de professoras, mas foi no teatro que se encontrou, formando-se atriz pelo Teatro Tablado.
Sua carreira no teatro começa ao estrelar a peça Roda Viva (1967), de Chico Buarque. Como cantora, estreou a partir de 1971 e participou de eventos como o Mulher 80, que exibiu uma série de entrevistas e musicais para discussão do papel feminino na sociedade. Todavia, foi nas telenovelas e no cinema que Maria José Motta alcançou sua maior visibilidade.
Como protagonista do filme Xica da Silva em 1976, recebeu diversos prêmios de ‘Melhor Atriz’ em eventos como Festival de Brasília, Coruja de Ouro, Prêmio Air France e Prêmio Governador do Estado. Ao alavancar sua carreira, Maria José Motta deu visibilidade às atrizes e atores negros brasileiros, e
Zezé Maria José Motta se posiciona como ativista dos movimentos negro e feminista, ressaltando como ser mulher e negra impactou em sua carreira e nos papéis que recebia.
Em sua primeira novela, Beto Rockfeller de 1968, a atriz interpretava uma empregada doméstica sem história própria. Depois deu vida a mulheres negras como Xica da Silva e Dandara de Palmares. Ao interpretar uma médica na novela Metamorphoses, Maria José Motta comemorou o fato da comunidade negra poder ver atores negros como médicos e advogados em novelas.
Leave a Reply