Podcasts LGBTQIA+

Você sabia que o Brasil atualmente ocupa o 5º lugar no ranking de mundial de crescimento da produção de podcasts? Diante disso, esse formato ganhou força e vem sendo utilizado para diversas finalidades, inclusive para debates importantes e para a promoção da diversidade. Sendo assim, reunimos aqui uma variedade de podcasts LGBTQIA+, principalmente com temática lésbica que você precisa conhecer!

O consumo de áudios se tornou um hábito para milhares de pessoas durante a pandemia. De fato, um estudo realizado pela Globo, em parceria com o Ibope, demonstrou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir frequentemente podcasts.

“Os podcasts falam ao pé do ouvido e criam uma relação íntima com o público, e a pesquisa vem para comprovar isso ao mostrar que mais pessoas passaram a se interessar pelo formato no contexto de isolamento social. Entre os entrevistados, são comuns os relatos de pessoas que dizem se sentir parte da conversa dos programas e, assim, se sentem menos sozinhas. Dos quase 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões já declaram ouvir podcasts. Esse crescente interesse reforça nossa aposta neste segmento”

Guilherme Figueiredo, Head de Áudio Digital da Globo.

Com isso, podemos afirmar, sem dúvidas que estamos vivendo uma revolução na comunicação onde o áudio ganha uma posição de destaque importante. Dessa forma os podcasts se tornaram também um grande aliado da comunidade LGBTQIA+ para promover informação, visibilidade, inclusão, representatividade e muito mais.

Vamos lá conhecer a nossa lista?

Você pode gostar de ler também:

Podcasts LGBTQIA+ que você precisa conhecer

A proposta desse novo formato de consumo de informações possibilita uma praticidade incrível! Isso porque você pode simplesmente estar ouvindo o seu podcast preferido enquanto faz outras atividades do dia a dia, como por exemplo: dirigir, organizar a casa, quando vai a academia, quando vai fazer compras etc.

Além disso, os podcasts ganharam a simpatia das pessoas porque normalmente são conteúdos feitos de forma muito humana, leve, como uma conversa entre amigos.

Tendo isso em mente, é um movimento realmente importante da comunidade LGBTQIA+ ocupar esses espaços para propor debates sobre assuntos relevantes dentro da comunidade. Isso possibilita que pessoas que fazem parte do grupo se vejam representadas e que outras tenham acesso a informação promovendo assim a visibilidade.

E sabemos que a visibilidade desempenha um papel fundamental na luta contra o preconceito e as violências sofridas por essas minorias representativas.

Conheça agora a nossa lista de podcasts LGBTQIA+, principalmente com abordagem lésbica, que preparamos para você!

Podcastão: O podcast da sapatão 

Esse é um podcast muito descontraído que se propõe a tratar de temas dentro do universo lésbico de forma leve e pessoal. Apresentado por Lela Gomes e Yas Campbell tem episódios disponíveis toda quinta feira e você pode acompanhar nas principais plataformas de streaming.

Além de muito humo, esse podcast é muito informativo e atual, sempre abordando assuntos relevantes e novidades que acontecem dentro da comunidade.

Com certeza vale a pena acompanhar.

Fora do Meio

Fora do Meio é um podcast mais generalista, ou seja, não tem uma temática lésbica específica, mas aborda questões muito importantes sobre a comunidade LGBTQIA+. Dessa forma, é um podcast para quem quer entender um pouco mais sobre a comunidade e ter acesso a histórias de vivências diversas.

É apresentado por Fernando Arazão, tem episódios disponíveis a cada 15 dias nas principais plataformas de áudio. E tem como missão:

Levar conhecimento e criar empatia através do diálogo claro e humano sobre os mais variados aspectos da sexualidade, apresentando estes sob a ótica da comunidade LGBTQI+, porém com consciência de que ela é apenas uma das inúmeras  formas de encarar o Mundo.”

Sapa Justa

A proposta desse podcast é uma espécie de talk show conduzido por uma mulher lésbica. É produzido, editado e apresentado apenas por Letícia Martins, esse podcast aborda temas diversos, apesar, é claro, do enfoque central ser o universo LGBTQIA+, propões discussões como experiências, representação, cultura, amizades, amor, gatos, aliens do mar e profundezas etc.

“A semelhança com o Saia Justa — programa exibido no canal GNT há quase 20 anos em que quatro mulheres debatem temas relevantes da semana ou qualquer outro assunto que seja do interesse delas — talvez acabe no trocadilho do nome.”

O podcast também é divulgado nas principais plataformas de áudio.

Cadê Minhas Lésbicas?

Esse é um podcast formado por quatro mulheres lésbicas e nasceu exatamente com o intuito de promover maior visibilidade e representatividade para esse grupo. Com episódios quinzenais nesse podcast, além de se divertir muito, você tem acesso a vivências diversas, informações importantes, reflexões necessárias e muito mais.

Um podcast feito por lésbicas para lésbicas que promove a aproximação de mulheres com realidades semelhantes. Apresentação: Emanuele Spies, Luísa Verza e Roberta Arcoverde.

Você pode acessá-lo no Spotify e no site oficial.

Biscoito

Apresentado por Babu Carreira, Gui Neves e Taty Leite, a produção traz conversas sobre importantes temas da letra “B” da sigla LGBTQIA+. “B” não é de biscoito, é o lema dessa produção e a ideia central é combater a invisibilidade desse grupo e abordar questões sobre preconceitos vividos até mesmo dentro da comunidade.

Um podcast bissexual onde os episódios novos estão disponíveis toda segunda e quarta exclusivamente no Spotify.

Parachoque de Monstro

Esse é um outro podcast muito interessante com temática lésbica feito por quatro mulheres: Duda, Jaque, Mareu & Nay.

Abordam temas referentes a realidades comuns entre mulheres lésbicas, vivências, relacionamentos e muitas outras coisas. Dessa forma, promove uma visibilidade sobre assuntos do cotidiano vivenciados por mulheres que amam outras mulheres.

Os episódios novos disponíveis toda terça feira e está disponível em diversas plataformas, como: Spotify, Deezer, Anchor, Google Podcasts, Apple Podcasts e muito mais.

Sapataria

Conduzido por Camila Pupulin, Giovanna Soares e Lisiane Andriolli, esse podcast produz conteúdo político e de entretenimento. Com temas realmente relevantes e as vezes até polêmicos é um podcast muito informativo, porém com uma didática simples e com a leveza de uma conversa entre amigas.

Além de temas mais generais, abrem discussões sobre livros e teorias psicológicas relacionadas ao grupo e ao universo LGBTQIA+.

Com episódios semanais publicados toda quarta feira pode ser ouvido no Spotify.

Crescimento de Podcasts LGBTQIA+

Como vimos, cada vez mais esse formato vêm ganhando força e espaço na forma de se consumir conteúdo. Além desses podcasts citados na nossa lista existem diversos outros dentro dessa abordagem e, felizmente, a produção continua crescendo.

Apoiar e consumir Podcasts LGBTQIA+ é essencial para contribuir com a mudança, seja pessoal quanto social.

O compartilhamento de informações de dentro da comunidade possibilita que a invisibilidade seja combatida e que assuntos importantes sejam colocados em pauta.

Diante disso, esse consumo, relativamente novo, prático e acessível de conteúdos de qualidade produzidos por grupos minoritários dá voz às causas e tem uma potência transformadora muito grande. Principalmente porque essa inovação na transmissão de mensagens alcança diversos públicos e permite o consumo de conteúdos mesmo durante a correria do dia a dia.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe e ajude no crescimento desses canais de promoção de igualdade, visibilidade e representatividade.

Sentiu falta de algum podcast LGBTQIA+? Fala pra gente nos comentários.